quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Londrina confirmada como sede das Olimpíadas Escolares de 2012

O prefeito Barbosa Neto e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, assinaram nesta quarta-feira (16) o protocolo de intenções para a realização das Olimpíadas Escolares 2012, em Londrina. A assinatura foi na sede do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no Rio de Janeiro (RJ), durante o workshop Gestores do Esporte 2011.

O protocolo oficializa a cidade foi como sede das Olimpíadas Escolares Brasileiras, faixa etária de 15 a 17 anos, que serão realizadas em dezembro de 2012. O COB fez o anúncio da cidade em setembro do ano passado.

A competição reúne quase mil escolas, com 200 dirigentes, 400 técnicos e cerca de 3.500 jovens, de todos os estados brasileiro. São atletas que já passaram pelas etapas municipais e estaduais e que, durante 11 dias, disputam 11 modalidades esportivas individuais e coletivas (atletismo, basquetebol, futsal, ginástica rítmica, judô, handebol, natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, voleibol e ciclismo) e participam de eventos culturais, educativos e sociais nos locais sedes das olimpíadas. As Olimpíadas Escolares são palco da formação de uma nova geração de atletas brasileiros.

"É um evento grandioso. Pela primeira vez, uma cidade do sul do país sedia exclusivamente esta competição, que vai proporcionar um grande movimento para a economia da cidade", disse o prefeito Barbosa Neto. "A expectativa é movimentar, na economia local, R$ 13 milhões, em hotéis, bares e restaurantes, o dobro do movimento de 2009", completou o prefeito.

Conforme o Londrina Convention e Visitors Bureau, em 2009, quando Londrina foi sede das Olimpíadas Escolares, em parceria com Maringá, o município movimentou cerca de R$ 6 milhões em hospedagem, com 27 mil diárias, além de 57 mil refeições.

Para sediar esse evento, Londrina concorreu com outras oito cidades: Campinas (SP), Rio Claro (SP), Aracaju (SE), Joinville (SC), Foz do Iguaçu (PR), João Pessoa (PB), Poços de Caldas (MG) e Fortaleza (CE). "A capacidade demonstrada por Londrina, na organização das Olimpíadas em 2009 e a infraestrutura, também pesou na decisão do COB", avaliou Barbosa Neto.

Coordenação de Comunicação
Parana Esporte e Secretaria de Educação
Jairo Gomes (43) 9124-2616


Fonte: pr.gov.br/jogoscolegiais

Nenhum comentário: