Lançamento do Centro de Desenvolvimento foi sucesso absoluto
O Centro de Desenvolvimento do Basquetebol de Curitiba foi lançado nesta terça-feira (20), no Palácio da Prefeitura de Curitiba, com a participação de ex-atletas consagrados do Basquetebol Nacional, autoridades, dirigentes e atletas.
O evento marcou o lançamento oficial do programa, que atenderá cerca de 2.000 crianças e adolescentes de 11 a 17 anos, utilizando o Basquetebol como uma ferramenta poderosa para a vida saudável e produtiva. As escolinhas de iniciação ao Basquetebol serão coordenadas pelos ex-atletas Rolando Ferreira Júnior, primeiro brasileiro na NBA, e Joyce Batista, campeões Pan-americanos; e Dalila Bulcão Mello, campeã mundial.
Segundo o Prefeito Beto Richa, o Centro de Desenvolvimento do Basquetebol de Curitiba colaborará na formação do cidadão.
- "Este programa ajudará a formar nossos jovens e criará novas oportunidades por meio do esporte", afirmou Richa.
Já o Secretário de Esporte e Lazer de Curitiba, Neivo Beraldin, destaca a importância da participação de ex-atletas consagrados no programa.
- "A intenção do programa é usar ídolos do Basquetebol brasileiro para incentivar os jovens a praticarem esporte e formar a base do basquete brasileiro", disse o secretário do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin.
O presidente da Federação Paranaense de Basketball, Amarildo Rosa, explica que o programa não se limita apenas a formar atletas.
- "Além da massificação, haverá um trabalho pedagógico, que dará apoio aos jovens, em especial na formação do cidadão", afirmou.
Durante a cerimônia, os ex-atletas da Seleção Brasileira entregaram três bolas autografadas para Richa, Beraldin e o Presidente da Unimed Curitiba, Sergio Ioshii. As bolas serão doadas para a Fundação de Ação Social (FAS), que fará um leilão cujos recursos serão usados em ações sociais.
Hortência disse que sua vida esportiva começou em um projeto semelhante ao de Curitiba.
- "Fiquei curiosa em ver uma atleta da seleção e comecei a jogar basquete. Curitiba está de parabéns pelo projeto", afirmou.
O programa é idealizado e coordenado pela Federação Paranaense de Basketball (FPRB), realizado pela Prefeitura de Curitiba através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), com o patrocínio da Unimed Curitiba.
Estiveram presentes no evento o Prefeito de Curitiba, Beto Richa; o Secretário de Esporte e Lazer de Curitiba, Neivo Beraldin; o Presidente da Federação Paranaense de Basketball, Amarildo Rosa; o Diretor Presidente da Unimed Curitiba, Sergio Ioshii; o vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketball e Presidente da Federação Gaúcha de Basketball, Carlos Nunes; a presidente da FAS, Fernanda Richa, o ex-técnico da Seleção Brasileira Feminina, Antônio Carlos Barbosa; os ex-atletas, Hortência, Marta, Rolando, Joyce e Dalila; e os vereadores Mario Celso Cunha, Tito Zeglin, Luiz Felipe Braga Cortes, Paulo Salamuni, Elias Vidal, José Maria, Ângelo Batista, Celso Torquato, Jorge Bernardi, Aladim Luciano, Sérgio Ribeiro e Serginho do Posto.
Centro de Desenvolvimento será coordenado por campeões
O programa será supervisionado pelo professor José Carlos Benvenutti, professor da Secretaria do Esporte e Lazer e vice-presidente da Federação Paranaense de Basketball, e coordenado pelas ex-jogadoras Joyce Batista, campeão pan-americana; e Dalila Bulcão Mello, campeã mundial de basquete, em 1994; e o ex-jogador e primeiro brasileiro a participar da NBA (Liga Norte-Americana), Rolando Ferreira Junior.
Os ex-atletas, autores da metodologia, farão a capacitação dos novos professores.
- "No início, os alunos terão noções básicas de basquete e trabalhos de coordenação motora, para depois receberem informações técnicas", disse Rolando.
As aulas começarão no dia 2 de junho e acontecerão nas tardes de segunda-feira a sexta-feira, tendo de 90 minutos a 2 horas de duração. As inscrições para participar das escolas de basquete podem ser feitas nas administrações regionais da Prefeitura. As aulas serão nos centros de Esporte e Lazer Plínio Tourinho, Oswaldo Cruz, Vila Oficinas e nas Ruas da Cidadania de Santa Felicidade, Boa Vista, Portão/Fazendinha, Carmo, Bairro Novo e Pinheirinho.
- "Atualmente, somos exemplos para os jovens e mostramos que, pelo esporte, é possível subir na vida", afirmou Dalila, que trabalha como professora na Prefeitura de Curitiba.
- "Consegui ir para os Estados Unidos com bolsa através do esporte. Este meu exemplo já serviu para formar um atleta, que foi escalado para a seleção", disse Dalila.
Recentemente, um dos alunos de Dalila, Saulo Apolinário Garcia, 16 anos, esteve na Seleção Paranaense Juvenil que venceu o campeonato brasileiro grupo 4.
- "Sem o basquete, eu não seria nada. O basquete me tirou da rua. Agora estudo e tenho um futuro como jogador", afirmou Saulo.
Centros de Desenvolvimento do Basquetebol de Curitiba
- Centro de Esporte e Lazer Plínio Tourinho - Rua Engenheiros Rebouças, s/nº - Jardim Botânico - Telefone: 3218-5436
- Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graesser - Praça Oswaldo Cruz - Rua Brigadeiro Franco, s/nº - Centro - Telefone: 33218-2708
- Centro de Esporte e Lazer Vila Oficinas - Rua Pedro Bocchino, s/nº - Centro - Telefone: 33618-2328
- Centro de Esporte e Lazer Rua da Cidadania Boa Vista - Avenida Paraná, 3600 - Boa Vista - Telefone: 3356-2566
- Centro de Esporte e Lazer Rua da Cidadania Carmo - Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Carmo - Telefone: 3276-6016
- Centro de Esporte e Lazer Rua da Cidadania Portão/Fazendinha - Rua Carlos Klemtz, 1700 - Fazendinha - Telefone: 3245-1100
- Centro de Esporte e Lazer Rua da Cidadania Santa Felicidade - Rua Santa Bertila Boscardin, 213 - Santa Felicidade - Telefone: 3374-5263
- Centro de Esporte e Lazer Rua da Cidadania Pinheirinho - Avenida Winston Churchill, 2033 - Pinheirinho - Telefone: 3212 - 1482
- Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo - Santa Ourizona, 1681 - Sítio Cercado - Telefone: 3289-5907
Nenhum comentário:
Postar um comentário