segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Notícias do JL

Agora o basquete está sendo levado a sério”
Após racha e má participação no Campeonato Nacional, Inesul promete fortalecimento da modalidade em Londrina no próximo ano

Este ano foi de mudança e recomeço para o basquete londrinense. No meio do Campeonato Nacional, que ocorreu de janeiro a junho, a demissão do técnico José Henrique Saviani provocou um racha entre a Inesul e a União Londrinense de Basketball (ULB), afetando a estrutura da modalidade em Londrina.
A Inesul/FEL/Londrina terminou o torneio na 11ª colocação, mas deu a volta por cima e terminou o ano com o título de campeã paranaense. Mas em razão do racha, em 2009 a Inesul vai ficar de fora da recém-criada Liga Nacional, uma vez que é a ULB a detentora da vaga no torneio até 2011.
“O racha prejudicou a imagem da equipe e a força do basquete, mas se fez necessária a situação. Para a Inesul, foi um novo começo. Fomos até premiados [com o título no Campeonato Paranaense]. Em dois ou três meses, sofremos a dor da separação e tivemos a alegria da vitória”, avaliou o técnico da Inesul, José Eduardo Vicente, o Leitinho.
Apoio privado
José Saviani, que acreditava que o município comportava duas equipes de basquete de alto nível, chegou a montar um outro time, mas com os recursos escassos e a falta de patrocínio, ele foi extinto e o ex-técnico percebeu que a idéia era inviável.
A partir do ano que vem, Saviani deixa o basquete para dedicar-se exclusivamente à docência. “A cidade não tem características de apoio privado ao esporte. É muito triste”, desabafou. “A grande mágoa que a gente tem é ver a falta do poder público em ajudar a buscar recursos privados. Nos últimos 12 anos, Londrina teve 70% de investimento de dinheiro público.”
Calendário
Apesar de estar de fora do Campeonato Nacional, a Inesul se prepara para 2009, pensando na Copa Sul-Brasileira e no Campeonato Paranaense. Além da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), onde a equipe tenta conseguir os R$ 100 mil disponibilizados pelo município ao basquete para o próximo ano, a expectativa é conseguir também outros patrocinadores.
“Vamos apresentar o projeto antes do final do ano. Estamos plantando uma árvore com a raiz muito forte. Agora o basquete está sendo levado a sério. Daremos muitas felicidades aos torcedores, mas não passageiras, duradouras”, prometeu Leitinho. Ele acredita que em 2010 a Inesul já possa participar da Liga Nacional como convidada.
29/12/2008 20:51 Simoni Saris Fonte : jornaldelondrina.com.br

Nenhum comentário: