sexta-feira, 5 de agosto de 2011

TOP 2016 - Talento Olímpico do Paraná é Sucesso


TOP 2016 - Talento Olímpico do Paraná é Sucesso

O governador Beto Richa assinou nesta quinta-feira (4), no Memorial de Curitiba, contrato que permitirá a 250 atletas paranaenses receber mensalmente uma bolsa-esporte no valor de R$ 500. A medida faz parte do programa Talento Olímpico e Paraolímpico do Paraná (TOP 2016), criado com o objetivo de promover a preparação e o desenvolvimento de atletas com potencial para disputar as Olimpíadas de 2016 e 2020.
As bolsas são patrocinadas pela Copel (200) e Sanepar (50), inicialmente para o período de agosto a dezembro de 2011, com indicativo de renovação. O investimento é superior a R$ 625 mil. Os atletas contemplados com as bolsas foram indicados pelas federações de 24 modalidades na categoria olímpica (220 atletas) e de oito modalidades paraolímpicas (30 atletas), levando-se em conta o desempenho individual nas últimas competições.
“O Paraná está ao lado dos atletas. Vamos fazer um governo voltado para a prática e o desenvolvimento do esporte, que é imprescindível para formação física e social dos cidadãos. Queremos garantir que esses jovens atletas tenham oportunidades”, disse o governador. Ao lado do vice-governador Flávio Arns, Richa destacou que o Paraná já perdeu muitos talentos do esporte por não ter uma política forte de incentivo.
O secretário de Esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, vê no esporte um elemento promotor da cidadania, do patriotismo, da saúde e do espírito de equipe. Idealizador do projeto, ele destaca a criteriosa seleção dos atletas para receber o benefício. “Eles foram indicados pelas federações e passaram por uma comissão que levou em consideração os índices e potencialidades. Não há indicação política, mas merecimento”, afirmou. Os atletas passaram pela análise de nove representantes de entidades esportivas e do governo.
CRITÉRIOS – São atletas de 11 a 18 anos de idade, com potencial para participar de disputas nacionais e internacionais, com ênfase nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 e/ou 2020. A responsabilidade das federações não se encerra com a indicação. Elas também precisam fazer o plano de treinamento, com objetivos e metas para o período de recebimento do benefício.
“Esses atletas passarão por testes laboratoriais, morfológicos, de aptidão física por digitais e até pela íris do olho, para saber realmente quais são suas reais condições fisiológicas para alcançar nível olímpico”, reforçou Evandro Roman.
A diretora de Gestão Corporativa da Copel, Yára Christina Eisenbach, destacou o avanço na maneira como o governo vê o esporte no Paraná e afirmou que companhia vai ampliar os investimentos nos talentos olímpicos. “Esporte traz desenvolvimento e saúde, e é isso que queremos para o Paraná”, disse. O diretor Administrativo da Sanepar, Antonio Halage, lembrou o caráter transformador do esporte e disse que o projeto é uma forma de reter bons atletas no Paraná, contribuindo para o desenvolvimento e o crescimento do esporte paranaense.
A primeira fase do programa vai até dezembro, porém já está prevista a prorrogação pelos próximos anos para que os atletas mantenham o bom rendimento esportivo. As características do programa a partir de 2012 – como quantidades de bolsas e valores – serão definidas por uma comissão de avaliação, com a participação das federações esportivas.
Presente à solenidade, o maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, natural de Cruzeiro do Oeste, contou que no início da sua carreira não teve apoio no Paraná e, assim, precisou buscar incentivo fora. “Aproveitem essa oportunidade, estejam comprometidos com o esporte e façam o melhor que puderem”, disse Vanderlei Cordeiro aos atletas beneficiados.


FEDERAÇÕES – Com o TOP 2016 o governo também pretende fortalecer as federações esportivas para que continuem revelando jovens atletas com potencial para disputar grandes eventos esportivos.

No evento a FPRB esteve presente com o Vice - Presidente Fernando Serpe que robou a cena do evento ao entregar uma bola WILSON autografada pela Rainha do Basquete Hortência ao Governador do Estado do Paraná Beto Richa.
Representando o presidente Amarildo Rosa o vice Fernando Serpe destacou a importância do incentivo para o esporte " No momento o basquete paranaense está crescendo e muito a nível nacional e internacional e a bolsa vem só para alavancar mais ainda os nossos talentos que fazem parte de seleções estaduais e nacionais a investirem em sua carreira rumo as olímpiadas de 2016" . Os doze atletas agraciados com a bolsa compareceram com seus pais e parentes no evento prestigiando ainda mais a FPRB.

Fonte: FPRB/Governo do Estado do Paraná

Nenhum comentário: