quarta-feira, 16 de novembro de 2011

JAPs 2011 Toledo

Notícias
16/11/2011
João Saulo, uma história de amor e títulos no basquete

Após três dias chuvosos nos 54º Jogos Abertos do Paraná, o sol saiu timidamente hoje (15/11). Já a equipe de Maringá estreou sem timidez nenhuma, e sim, com a mão direita no torneio de basquete masculino da divisão A. A vitória em cima de Londrina foi grande e mostrou o bom grupo que Maringá trouxe para os JAP´s: 118 a 41 contra Londrina.

Segundo o técnico da equipe, João Saulo Teixeira, 52, o segredo de Maringá é a disciplina e o compromisso com o basquete. Ele conta que durante as competições os atletas levam vida regrada, não bebem e nem saem muito. “O nosso foco é o título, para ser campeão é preciso abdicar algumas regalias, com o título a cerveja desce mais doce”, completa. Outro diferencial é que no time de Maringá nenhum jogador é estrela, “Nós formamos uma equipe e jogamos como tal”.

Compromisso com o basquete

O técnico que está à frente da equipe de Maringá há nove anos possui história inspiradora. Começou a dirigir o primeiro time de basquete aos 17 anos na cidade de Cambé, na região metropolitana de Londrina. De lá para cá são muitas equipes e muitos títulos conquistados.

Quando menino jogou diversos esportes - futsal, atletismo, xadrez e inclusive basquete. “a minha paixão sempre foi o basquete, mas, não tinha habilidades especiais, eu era um jogador mais de equipe”. A receita do sucesso é gostar daquilo que se faz. “Treinador de basquete precisa ser batalhador, é uma profissão muito gratificante”.

Títulos

A humildade no falar esconde os mais de 20 títulos que coleciona só nesta competição (JAP´s), “Conquistei com as minhas equipes, não tenho certeza se foram 29 ou 30 títulos nos Jogos Abertos, no masculino e feminino. Outra marca são os 15 anos que estive com minhas equipes na final dos Abertos, isso em 15 anos consecutivos”. O técnico já atuou nas equipes de Foz do Iguaçu, Cascavel, Castro, Londrina, Maringá, e Cambé.

Equipe atual

João Saulo gosta de falar sobre seus atletas atuais e frisar que com exceção de um jogador, todos os outros são nascidos em Maringá. “Não temos nenhum jogador de fora”.
Muitos apostam no favoritismo de Maringá para o título, mas o técnico foi categórico neste assunto. “Não existe isso de uma equipe já estar com o título ganho, todas tem qualidade e podem surpreender durante a competição, a briga vai ser boa com certeza”, enfatiza.

Essa opinião é compartilhada pelo atleta do Maringá, Juninho Faleiro, que é um dos armadores do grupo. Ele diz que não existe favoritismo aqui. “Se a conjunto quiser ganhar precisa jogar, não é a camisa que vai ganhar o título e sim o empenho dos jogadores”.

Lição de Vida

É preciso ter consciência que o principal do esporte não pode ser apenas o título. “Sem dúvida uma coisa muito importante é o encaminhamento que damos aos atletas, a diferença do esporte é percebida na vida”. O técnico fala a respeito da disciplina que os atletas aprendem através dos treinamentos. “Temos casos de atletas que tinham tudo para se tornarem bandidos e que através do basquete tiveram oportunidade de ter uma vida digna, nossos atletas agradecem por isso, isso me emociona e é gratificante”.

Federação Paranaense de Basquete

Ao ser questionado sobre a Federação Paranaense de Basquete ele diz que a atuação da entidade melhorou. “Ainda temos um caminho árduo pela frente, não só a Secretaria Esporte, mas a própria NBB. É preciso que haja mais incentivo da federação para o esporte”.


Laços de vida

A relação entre atleta e técnico vai além das quadras. “Tenho amizade com os jogadores”. Após as competições ele confessa que fazem churrascos juntos e que se divertem bastante.
O técnico diz que durante o treinamento os atletas fazem “caixinha”, que serve para arrecadar fundos para as festas da equipe que são abertas para toda a família dos atletas. “Ao errar uma cesta, chegar atraso, o jogador deixa um valor na caixa”.

Segundo, Juninho Faleiro, o técnico dentro de quadra é extremamente trabalhador, exigente, disciplinador; “Ele está sempre querendo buscar o melhor de cada atleta”. Fora da quadra Juninho relata que Saulo é um amigão, extremamente companheiro. “Acredito que este seja o sucesso de João Saulo, unir a disciplina, o trabalho e o compromisso”.

Por Patrícia Schulz
(45 - 9928 6220)
Fotos: Marco Aurélio Orasmo
Fonte: www.jogosabertos.pr.gov.br

Nenhum comentário: