quarta-feira, 21 de setembro de 2011

OLEB´s 2011 Curitiba PR

“Parabéns Londrina”!!
Esporte
20/9/2011 19:30:00
Curitiba será sede das Olimpíadas Escolares
Definitivamente está confirmada a sede das Olimpíadas Escolares Brasileiras de 2011, para alunos entre 15 e 17 anos de idade, de 2 a 11 de dezembro: Curitiba, depois das frustradas tentativas de Joinville e Londrina. Aprovada a estrutura da capital paranaense pela comissão técnica do Comitê Olímpico Brasileiro (COI), em agosto, foi assinado, nessa terça-feira (20/9), no Auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o termo de cooperação para a realização do maior evento esportivo nacional da categoria.
Participaram da solenidade o governador Beto Richa, o prefeito Luciano Ducci, o secretário de Esporte do Paraná Evandro Rogério Roman e o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa. entre outras autoridades, convidados e membros do Ministério do Esporte e COB, respectivamente Ricardo Gomyde e o superintendente Edgar Hubner. Entre os convidados compareceram a ex-jogadora de basquete Hortência Marcari, o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel Scheffe e o nadador curitibano Henrique Rodrigues, que participará das Olimpíadas de 2012, em Londres.
Curitiba será sede pela primeira das Olimpíadas Escolares Brasileiras, devendo receber no período aproximadamente 5 pessoas entre atletas e dirigentes. Estarão na capital paranaense equipes de 27 estados e comissões do Distrito Federal e Curitiba. Os atletas competirão em 12 modalidades esportivas: atletismo, basquete, badminton, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.
O secretário Evandro Rogério Roman salientou a necessidade de os poderes públicos apoiarem eventos dessa natureza, notadamente no sentido de valorizar a pratica esportiva entre os jovens. “A competição em Curitiba será possível em virtude da união entre todas as instâncias de governo. O Paraná, através da nossa Secretaria, trabalha forte visando o jovem saudável e praticando esporte.”
Já o governador Beto Richa lembrou que o Estado realiza o programa Talento Olímpico Paranaense (TOP 2016), que assegura uma bolsa de R$ 500 mensais a 250 atletas com potencial para disputar os Jogos Olímpicos de 2016. “O esporte promove o desenvolvimento físico e mental e afasta as nossas crianças e jovens do mundo das drogas, álcool e da violência. O Governo do Estado tem a sensibilidade em apoiar o esporte e a realização de grandes eventos que são caminhos para a revelação de grandes talentos”, disse Richa.
Para o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, a realização da competição vai movimentar e promover a cidade. “Além de incentivar a prática esportiva e a revelação de atletas, a realização dos jogos demonstra a capacidade de Curitiba para receber grandes eventos esportivos, movimentando a economia e o turismo da cidade”, espera. Segundo o superintendente do COB, Edgar Hubner, mais de dois milhões de jovens de todo o País disputam as vagas para a competição em dezembro no Paraná.
Também ressaltou a importância do trabalho em parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado para o desenvolvimento de políticas públicas para o esporte, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Rixa. “A realização das Olimpíadas Escolares em Curitiba é o resultado dos esforços conjuntos dos órgãos governamentais e sociedade civil, que reconhecem a importância do esporte para o desenvolvimento físico e saudável da população.”
Emanuel Scheffer, campeão olímpico de vôlei de praia, reconheceu o esforços dos governantes paranaenses para o desenvolvimento do esporte no Estado.“A Prefeitura e o Governo tem trabalhado muito para ampliar e aprimorar os programas e ações na área esportiva, e fico muito orgulhoso de poder participar do lançamento deste grande evento, que sem dúvidas irá agregar muito para o desenvolvimento do esporte em Curitiba”.
Vale lembrar que as Olimpíadas Escolares Brasileiras, para alunos de 12 a 14 anos, foi realizada na semana passada em João Pessoa, na Paraíba, e o Paraná conseguiu um bom resultado. Conquistou 33 medalhas, sendo 14 de ouro, 12 de prata e 7 de bronze.

Secretaria Especial de Esporte do Paraná
Agência Estadual de Notícias
Prefeitura de Curitiba
Fotos de Jonas Oliveira e Orlando Kissner/AENotícias

Nenhum comentário: