sábado, 30 de junho de 2012

Notícias JEP´s Fco Beltrão 2012

Notícias em Destaque

30/6/2012 17:16:04
Francisco Beltrão é celeiro de grandes campeões nos JEPs

Se depender da empolgação e vibração, o futuro do esporte paranaense está garantido. Neste sábado (30.06) com o encerramento dos Jogos Escolares do Paraná em Francisco Beltrão, provou-se que o respeito pelos paranaenses começa a dar resultados imediato, com o fortalecimento das instituições de ensino e com o investimento cada vez maior no esporte.

Desde a última sexta-feira (22.06) a cidade de Francisco Beltrão acolhe a fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) para alunos com idade entre 12 a 14 anos e dá uma verdadeira aula de organização, presteza e hospitalidade. Na avaliação final da coordenadora gera dos JEPs, Márcia Tomadon, o desmembramento das duas categorias favoreceu o sediamento: “Com a divisão das duas categorias, há uma redução no número de delegações, de atletas, de arbitragem, e tudo isso ajuda na hora de sediar. É mais fácil organizar, oferecer bons alojamentos, bons ginásios. A competição foi um sucesso,” avalia Tomadon.

Ao todo, mais de 4.400 atletas participaram da fase final dos JEPs em Francisco Beltrão. 188 municípios paranaenses estavam representados nas 13 modalidades disputadas: atletismo,badminton,basquete,ciclismo, handebol, futsal, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa,voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Representando a Secretaria de Educação,o coordenador da disciplina de educação física da SEED, Aluízio Rosa destacou a equivalência dos resultados alcançados pelas escolas públicas: “Notamos uma participação massiva das escolas públicas e com resultados expressivos. De coadjuvantes, as escolas públicas voltaram a ocupar papel destaque nos jogos. É muito bom ver que os professores se motivam a estarem aqui e a trabalharem como esporte escolar.”

Quando esteve nos Jogos Escolares, o Secretário Evandro Rogério Roman fez questão de frisar que o investimento realizado agora no esporte não prevê resultados em curto prazo: “Cada centavo que o governo investe agora no esporte, significa economia no futuro com saúde, segurança e educação. Mais do que isso, o esporte além de cumprir este papel, também pode revelar bons atletas,” destacou o secretário.

Resultados Finais:
No último dia de competição, aconteceram as finais das modalidades coletivas: futsal, handebol, basquete e voleibol, e o encerramento da ginástica rítmica, judô e badminton.

No basquetebol a região de Londrina mostra que a tradição na modalidade ainda persiste forte e o incansável trabalho dos técnicos gera resultados. A equipe do Colégio Portinari, de Londrina, conquistou a medalha de ouro dos JEPs. O título foi garantido após vitória contra a equipe do Colégio Neo Master, de Ponta Grossa, no ginásio de esportes Arrudão, em Francisco Beltrão pelo placar de 74 a 10. Já no masculino, a representante da região, o Colégio São José, de Apucarana, acabou derrotado pelo placar de 52 a 33 pela equipe do Colégio Polivalente, de Goioerê, que ficou com título.

A força de uma região também mostra que o handebol está dominando o vale entre os rios Piquiri e Ivaí. Tanto que os dois campeões dos Jogos Escolares em 2012 são vizinhos. A Escola Estadual Agostinho Stefanello, de Alto Paraná, venceu o Colégio Estadual Honório Fagan, de Floraí, pelo placar de 23 x10 e ficou com título no feminino. Pelo naipe masculino,o troco veio com o Colégio Estadual Vicente Tomazini, de Francisco Alves que derrotou na final a Escola Estadual Agostinho Stefanello, de Alto Paraná, pelo placar de 19 x 16.

No futsal feminino o Colégio Alfa de Foz do Iguaçu mostrou qualidade e ficou com a medalha de ouro com uma campanha irrepreensível. Venceu na final um clássico do oeste contra o Colégio Marista de Cascavel e mantém em Foz a hegemonia no futsal feminino que já dura quatro anos. Já no masculino o Colégio Londrinense abocanhou o título ao vencer o Colégio Alfa de Foz do Iguaçu e assim como todos os campeões dos JEPs de modalidades coltivas,vai representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras que acontecem em setembro na cidade de Poços de Caldas(MG).

No voleibol a festa foi das meninas do Colégio Martin Luther de Marechal Cândido Rondon, que derrotaram o Colégio Estilo de Pinhais, até então favorito ao título. Depois de abrir 2 sets a 0, o Colégio Martin Luther relaxou no jogo, acabou perdendo o terceiro set, mas confirmou o título no quarto set fechando em 3 sets a 1, ganhando o direito de representar o Paraná nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, 12 a 14 anos. Quem também fez a festa foi o Colégio Global de Umuarama que entrou no rol dos grandes campeões vencendo na final o tradicional Colégio Neo Master de Ponta Grossa.

A modalidade de badminton que participa pela primeira vez oficialmente nos Jogos Escolares do Paraná teve como destaque a atuação de uma instituição pública no trabalho com alunos para a modalidade. O Colégio Antônio Racanello, de Arapongas, foi o grande vencedor no feminino, pois venceu a prova de duplas e ficou em segundo na prova individual e ainda em terceiro lugar no masculino geral. Já no masculino, o título ficou com a Escola Vicentina Mercês, Curitiba, que também ficou com o vice no feminino.

Na Ginástica Rítmica quem dominou os pódios foi o Colégio Comunitário de Toledo. Com melhores atletas no conjunto e nas provas individuais, a instituição somou maior número de pontos e ficou com o troféu de campeão. Celeiro da modalidade, Toledo já vive a expectativa de sediar as disputas da divisão A (15 a 17 anos) no mês de agosto. Em segundo lugar ficou o Colégio Regina Mundi de Maringá.

No Judô mais duas categorias foram encerradas neste sábado (30.06) e o destaque foi para o Colégio Estadual Procópio Ferreira Caldas, localizado no município de Pinhão,que somou 49 pontos e dominou a competição no feminino. No masculino, o título de campeão geral foi para o Colégio Bom Jesus de Curitiba com 36 pontos.

As outras modalidades já haviam encerrado e definido campeões durante a realização dos JEPs. Ao todo, foram distribuídas cerca de 800 medalhas na competição, entre participantes regulares e os alunos com deficiência.

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Educação e Secretaria do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Francisco Beltrão.



Secretaria de Esporte do Paraná
Comunicação JEPs
Coordenação: Jandrey Vicentin
Equipe: Diego Pereira, Jaqueline Galvão, Josiane Schmidt, Adolfo Pegoraro, Orlando Gonzalez, Sérgio Ferreira, William Bilches, Marcus Vinícius Schroeder e Leila Nunes.
Fonte: jogosescolares.pr.gov.br

Nenhum comentário: