domingo, 4 de maio de 2008

Calendário Anual 2008 Paranaesporte

Paraná Esporte acerta calendário
A Paraná Esporte fez uma segunda e última alteração no calendário dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop's) de 2008, para atender interesses dos municípios sedes da fase regional e da própria organização. “Desta vez mexemos só na fase regional, até porque o calendário já está espremido, tendo em vista que a fase final tem que ser em julho, mês de férias escolares, e ainda precisamos de datas para a fase macro-regional”, justifica o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.Segundo o diretor de Esporte da autarquia, Detlev Surkamp, foi necessário agrupar os 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE), antes divididos em quatro grupos, em quatro datas, e agora em três, realizando a fase regional só em três etapas, ou três datas. “Na prática, atrasamos em 15 dias o início, e em uma semana o fim. Logo, a fase teve que ser compactada em três semanas, sem intervalo”, explica Detlev, agradecendo a compreensão dos colégios e principalmente dos municípios-sedes.
Além dos Jogos Colegiais do Paraná, no calendário esportivo da Paraná Esporte constam os Jogos da Juventude, Jogos Abertos, Jogos Universitários e Jogos da Primavera. Os dois primeiros também sofreram alterações de datas, até para que um município não tivesse que participar de competições em dois locais ao mesmo tempo, ou em períodos muito próximos.Nos Jogos da Juventude do Paraná a mudança foi nas duas fases, na regional e final, prevalecendo a data de 13 a 21 de junho, para a regional, e a de 29 de agosto a 6 de setembro, para a final. Já nos Jogos Abertos do Paraná houve alteração só na fase regional, valendo agora a data de 1.º a 9 de agosto. A final, em Cascavel, permanece a data de 19 a 27 de setembro.
Outro cuidado da Paraná Esporte foi para que as competições estaduais não coincidissem com as nacionais em que o Paraná toma parte. São nos Jogos Abertos Brasileiros, agora de 23 a 27 de abril, os Jogos Universitários Brasileiros, em junho, e as Olimpíadas Escolares Brasileiras, de 12 a 14 anos, em setembro, e de 15 a 17 anos, em novembro.Maior competiçãoDe todas essas competições, a maior delas são os Jogos Colegiais, com aproximadamente 400 mil participantes, nas quatro fases. A primeira, a municipal, já foi encerrada na maioria dos 399 municípios, envolvendo praticamente todas as escolas e colégios, públicos e privados do Estado.Na fase municipal os municípios escolhem os estabelecimentos que vão representá-los nas modalidades em disputa na fase regional. Por exemplo, o time de vôlei feminino campeão entre todos os colégios de um município irá representá-lo na fase regional. Vale lembrar que em todas as modalidades participam quatro equipes, uma de cada sexo e outras duas das faixas etárias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
Calendário 2008
Jogos Colegiais do Paraná
Fase regional

Em maio, nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE)
1.ª Regional – 9/5 a 15/5 em 10 NRE
2.ª Regional – 16/5 a 22/5 em 11 NRE
3.ª Regional – 23/5 a 29/5 em 11 NRE
Fase macro-regional
Dias 6 a 8 de junho em oito regiões
Fase final11 a 22 de julho em Curitiba

Jogos da Juventude do Paraná
Fase regional13 a 21 de junho em oito regiões
Fase final29 de agosto a 6 de setembro, definido para ser na cidade de Cianorte.
Jogos Abertos do Paraná
Fase regional1 a 9 de agosto, em oito regiões
Fase final 19 a 27 de setembro, em Cascavel
Jogos Abertos Brasileiros
Fase única23 a 27 de abril, em Jaraguá do Sul-SC
Jogos Universitários do Paraná
Fase única9 a 15 de maio, em Paranavaí
Jogos Universitários Brasileiros
Fase única20 a 29 de junho, em Maceió-AL
Jogos da Primavera
Fase única12 a 20 de setembro, em Ponta
GrossaOlimpíadas Escolares Brasileiras (12 a 14 anos)
Fase única18 a 28 de setembro, em Poços de Caldas-MG
Olimpíadas Escolares Brasileiras (15 a 17 anos)
Fase única6 a 16 de novembro, em João Pessoa-PB
Governo do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação - Moacir Domingues

Nenhum comentário: