sábado, 5 de janeiro de 2008

Inesul apresenta reforços e promete playoffs

Empolgado, treinador lançou idéia da ''Família Saviani'', lembrando das famílias Bernardinho e Scolari

A Inesul/FEL/Londrina apresentou ontem à tarde, no Hotel Golden Blue, em Londrina, seus novos uniformes e os três reforços contratados para a disputa do Campeonato Nacional de Basquete Masculino, que começa amanhã, com três partidas. A Inesul tem sua estréia prevista somente para o dia 13, contra a Universidade FTC, da Bahia, em Salvador. Os londrinenses aproveitarão a mesma viagem para enfrentar o Universo-DF (atual campeão brasileiro), dia 15, em Brasília. O primeiro jogo em Londrina deve ser dia 18, contra o Iguaçu-RJ, e o segundo, dia 20, contra o Flamengo.

A novidade apresentada na coletiva foram dois jogadores que fizeram carreira no Flamengo, embora desconhecidos do grande público: o pivô Leonardo Figueiró, 32 anos, e o ala Guto, 24, que jogaram com Oscar Schmidt no Rubro-Negro carioca até o Mão Santa se aposentar, em 2003. Ambos disputaram o Nacional 2007 pelo Flamengo, chegando aos playoffs. No segundo semestre jogaram a Copa Sul e o Campeonato Gaúcho pelo Caxias, terminando como vice-campeões estaduais.

O terceiro reforço só deverá chegar na próxima semana: é um pivô norte-americano de 2m10 e 120 quilos, de apelido Teophilos 'Little', 23, formado na Universidade de Arkansas, e que segundo os diretores da Inesul, jogou em 2007 por um clube alemão. Não foram dadas informações a respeito do desempenho do atleta em quadra - apenas foi exibido um vídeo amador enviado por seu empresário. O técnico da Inesul, José Saviani, acredita que a transferência do jogador possa estar regularizada no Ministério do Trabalho até a data de estréia da equipe no Nacional.

Como a equipe recebeu apoio e verba da Fundação de Esportes (FEL) - R$ 150 mil para o ano - a diretoria da autarquia foi convidada para a apresentação ontem. O presidente da FEL, Ariobaldo Frisselli, elogiou o projeto do clube que, segundo ele, entendeu a filosofia da administração municipal. ''Estou vendo esse banner cheio de patrocinadores e vejo que vocês estão no caminho certo de buscar vários parceiros para complementar a verba pública'', afirmou.

Falando sobre suas metas para 2008, Saviani disse que espera terminar entre a 4 e 6colocação. ''Precisamos voltar a pôr Londrina nos playoffs'', sentenciou ele, sem deixar de admitir o péssimo começo da Inesul em 2006: ''Tirando aquele desastre no primeiro ano, quando não ganhamos nenhum jogo, no ano passado já fomos bem e ficamos a umas duas vitórias da classificação. Agora, com a maturidade desses jogadores que chegaram e dos que já estão aqui desde julho, temos totais condições de ir mais longe''.

Em determinado momento, o técnico se empolgou e chegou a comparar o projeto que quer realizar com outros maiores, como o do campeão olímpico Bernardinho e o do penta Felipão. ''Já houve muitos times vitoriosos e nos quais o bom relacionamento entre atletas e comissão técnica era sinônimo de bons resultados. Aqui já viramos uma família. Assim como teve a família Bernardinho e a família Scolari, também temos aqui a família... (não chegou a mencionar seu sobrenome), que será um grupo vencedor'', afirmou. Não se sabe se queria dizer ''família Saviani'' ou ''família Inesul''.

Novatos apostam em apoio da torcida e jogo rápido

Estiveram na coletiva de ontem todos os atletas da Inesul, com exceção do pivô Nailson, que se recupera de uma fratura por estresse na tíbia. Trajando os novos uniformes, estavam os armadores Thiago, Ricardinho e Dênis, os alas João Guilherme, Robson, Leonardo Quadrado e Zé Haas, e os pivôs Todão, Azevedo e Leitinho. Depois chegaram à sala os recém-contratados Guto e Leonardo.

Guto, ala de 1m90 que teve boas atuações jogando pelo Flamengo, no Ginásio Moringão, em 2005 e 2006, lembra bem da força da torcida de Londrina. ''Fiquei sabendo que a torcida está meio afastada, mas tenho certeza que se jogarmos bem, ela voltará com toda a força. Espero me adaptar rápido a este estilo de jogo e colocar Londrina no lugar que ela merece'', afirmou.

Seu ex-colega de Flamengo, o pivô Leonardo, 2m01 e 115 quilos, disse que gostou da metas traçadas pela Inesul e que a vê como ''equipe homogênea''. ''É um time bom fisicamente e de qualidade técnica, que deverá atuar na base da defesa forte e contra-ataque, com um jogo de conjunto.'' (J.K.)
JK
Reportagem Local
Fonte : folhadelondrina.com.br

Nenhum comentário: