sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Arbitragem

TRÊS BRASILEIROS NA ARBITRAGEM DA OLIMPÍADA DE PEQUIM

Rio de Janeiro – O basquete brasileiro terá três representantes nos Jogos Olímpicos de Pequim, de 9 a 24 de agosto. A FIBA (Federação Internacional de Basketball) convocou os árbitros internacionais Cristiano de Jesus Maranho (SC) e Fátima Aparecida dos Santos (SP) e o Comissário FIBA e Coordenador de Arbitragem da CBB, Geraldo Miguel Fontana, para a competição. Cristiano e Fátima, que apitaram o Campeonato Mundial Masculino e Feminino 2006, respectivamente, participarão de uma Olimpíada pela primeira vez. Já Geraldo Fontana, que apitou nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) será membro do Júri de Arbitragem.

— É uma grande emoção porque o auge de todo profissional envolvido com o esporte é ir aos Jogos Olímpicos e para mim não é diferente. O caminho é longo e árduo e às vezes muitos profissionais bons não alcançam o objetivo de chegar a uma Olimpíada. Estou muito feliz pois ser indicado para arbitrar nos Jogos é uma demonstração de que meu trabalho foi reconhecido e também confiam na minha arbitragem. Devo tudo isto as pessoas que sempre acreditaram no meu trabalho aqui no Brasil e a Confederação Brasileira e a Federação Catarinense que sempre me apoiaram — disse Maranho.

Cristiano de Jesus Maranho
Nascimento: 01/01/1974
Profissão: Professor de Educação Física
Primeira competição oficial: Campeonato Brasileiro Juvenil Masculino – Divisão Especial (Pará / 1997)
Principais competições internacionais: Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões (Bolívia / 1998 e Venezuela / 2001), US Olympic Cup Feminino (Estados Unidos / 2000), Istanbul World Cup Adulta Masculina (Turquia / 2002), Campeonato Mundial Junior Masculino (Grécia / 2003), Campeonato Sul-Americano Adulto Masculino (Brasil / 2004), Torneio Super Four (Argentina / 2004), Torneio Internacional de Alicante (Espanha / 2004), Torneio Internacional de Acrópolis (Grécia / 2004), Torneio Internacional Reggio Calabria (Itália / 2004) e Campeonato Mundial Sub-21 Masculino (Argentina / 2005), Campeonato Mundial Adulto Masculino (Japão / 2006) e Jogos Pan-Americanos (Rio de Janeiro / 2007).


Fátima Aparecida da Silva
Nascimento: 01/03/1967
Profissão: Professora
Primeira competição oficial: Campeonato Paulista Mini Feminino (1987)
Principais competições internacionais: Campeonato Sul-Americano de Clubes (Bolívia / 1987); Campeonato Mundial de Clubes Campeões (Londrina / 1997 e Santos / 1999); Copa América Adulta Feminina – Pré-Mundial (Brasil / 2001); Campeonato Mundial Sub-21 Feminino (Croácia / 2003); Campeonato Mundial Interclubes (St.Petersburg / 2004); Campeonato Mundial adulto Feminino (Brasil / 2006), Mundial Sub-19 Feminino (Eslováquia / 2007), Jogos Pan-Americanos (Rio de Janeiro / 2007) e Campeonatos Sul-Americanos (diversas categorias e países).

Geraldo Miguel Fontana
Nascimento: 26/12/1961
Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Especialização: Direito Civil.
Começou a carreira de árbitro em 1982 na Federação Paulista de Basketball e em 1987 passou a ser árbitro internacional. Em 1999, se tornou Instrutor da FIBA Américas. É coordenador de arbitragem da CBB desde janeiro de 2003 e Comissário FIBA a partir de junho de 2006.
Principais competições internacionais: Jogos Olímpicos de Barcelona (1992); Final da 1ª Copa América Adulta Masculina – México (1989); Final do Campeonato Pan-Americano de Clubes (2000)
ELETROBRÁS, PATROCINADORA OFICIAL DO BASQUETE BRASILEIRO
Fonte : cbb.com.br

FIBA convoca três árbitros brasileiros para a competição

Atenas (Grécia) - Três árbitros brasileiros foram convocados pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) para colaborar nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Comissário da Fiba e coordenador de arbitragem da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Geraldo Fontana integrará o júri de arbitragem. Cristiano Maranho e Fátima Aparecida atuarão diretamente na arbitragem.
Esta será a segunda Olimpíada da carreira de Fontana, que foi árbitro nos Jogos de Barcelona-92. Maranho e Aparecida apitaram, respectivamente, nos Mundias masculino e feminino de 2006.
Maranho, que está no México apitando a fase final da Liga das Américas, comemorou o convite. 'É uma grande emoção porque o auge de todo profissional envolvido com o esporte é ir aos Jogos Olímpicos e para mim não é diferente. O caminho é longo e árduo e às vezes profissionais bons não alcançam o objetivo. Estou muito feliz pois ser indicado para arbitrar nos Jogos é uma demonstração de que meu trabalho foi reconhecido e também confiam na minha arbitragem'
Fonte : gazetaesportiva.com.br
Nota: Parabéns ao árbitro Cristiano Maranho que inicou na arbitragem aqui na cidade e tendo feito o curso de arbitragem aqui em Londrina.Marival Junior

Nenhum comentário: