sábado, 25 de outubro de 2008

Arbitragem

Paranaense é aprovada ao quadro internacional de arbitragem

Flávia Renata Almeida é uma dos três novos árbitros internacionais do Brasil no quadro da Federação Internacional de Basketball (FIBA). Junto com a paranaense foram aprovados a mineira Karla Diniz, e o carioca Vander Lobosco, na Clínica Internacional de Arbitragem da FIBA Américas, realizada no início deste mês em Montevidéu, no Uruguai. Com isso, o Brasil passa a ter 17 árbitros no quadro da entidade máxima do basquete. Os candidatos fizeram testes físicos, avaliação teórica com 25 questões, prova prática com mecânica de dois e de três árbitros, além de uma entrevista.


A temporada 2008 foi bastante proveitosa para Flávia Renata Almeida, de 27 anos. Depois de se tornar a primeira árbitra a apitar uma final do Campeonato Nacional Masculino, a paranaense deu mais um passo importante na carreira, agora internacional.

“Estou muito feliz. Arbitrar é uma paixão e me dedico a melhorar sempre nessa carreira. A prova foi difícil, mas estava bem preparada. As clínicas, acampamentos e avaliações da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), nos ajudam demais a evoluir e nos prepararam muito bem para essa prova. As situações de jogo, as provas em inglês aplicadas, tudo isso nos deu uma bagagem fundamental para alcançar o sonho de ser árbitro internacional”, relata Flávia.

Segundo o presidente da Federação Paranaense de Basketball (FPRB), neste momento, Flávia é um espelho para os árbitros mais novos.

“É um retorno que vem somar ao objetivo da FPRB, de qualificar a arbitragem no Paraná, seguindo o exemplo da CBB. Fizemos uma Clínica de Arbitragem Eletrobrás muito positiva com a CBB. Os cursos de capacitação regionais servem para dar qualidade aos nossos árbitros, além de prepará-los para atuar em âmbito nacional e internacional. A Flávia se dedicou bastante e, nesse momento, serve como um espelho para os mais novos, que também podem alcançar esse objetivo”, destaca Amarildo Rosa.


Ficha Técnica

Nome: Flávia Renata Almeida;
Data de Nascimento: 31/08/1981;
Naturalidade: Apucarana/ PR;
Profissão: Professora de Educação Física da Rede Estadual e da Universidade Estadual de Londrina;
Árbitra desde: 2001;
Árbitra nacional desde: 2007;
Principais competições:
- Nacional Feminino 2007 (15 jogos da fase de classificação, dois das quartas-de-final, uma semifinal, além do primeiro e quinto confrontos da final);
- Nacional Masculino 2008 (oito jogos da fase de classificação, três das quartas-de-final e a primeira partida da final);
- Final das Olimpíadas Escolares (Poços de Caldas/2008).

Fonte : www.fprb.com.br

Nenhum comentário: